segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Vendendo o Peixe - Essays, Applications e tudo mais

Olá galera,

Bom, resolvi hoje no meu ócio de férias fazer mais um post para tentar orientar vocês a respeito das applications.

O que é uma application?
Bom, application é a série de documentos que você geralmente envia para a sua universidade, o que inclui as suas informações, suas notas, seu GPA (falarei disto mais pra frente), seu currículo e tudo o que você fez na vida.
Sumarizando, é como se fosse uma etiqueta dizendo o tanto que você vale, e o que determina se você vai pra Harvard School ou pra Honolulu School of Hula hauahuah


Bom, vamos entender um pouco de como funciona o processo de application para a CAPES:

1. Você é homologado (aprovado e inscrito) pela sua faculdade brasileira;

2. Você tem que fazer sua application toda via-digital, pelo Common App (um site que geralmente você faz as applications digitais e manda pra qualquer faculdade, pagando uma taxa pra faculdade e pro site), MAS, como a CAPES não deixa você negociar sua vaga direto com sua universidade, ela passa a responsabilidade para o...

3. IIE (Institute of International Education), que é uma organização privada, situada em Nova York, que tem por função te enfiar numa universidade por mais ruim que você seja (brimks), a função deles é fazer o intermédio entre você e sua universidade americana, te alocando numa universidade que tem mais a sua cara, dar uns retoques na sua application pra ela ser mais competitiva, etc.
Deste modo, quando estiver preenchendo seus dados no Common App, coloque como destino o IIE, que daí seus documentos vão pra lá, eles dão uma mexidinha e APÓS isso eles mandam pras universidades americanas.

4. Importante, após preencher o Common App, NÃO SUBMETER AO IIE, porque eles vão ver e submeter! (eles sabem sua senha!)

5. Importante, SEMPRE ENVIE todos os documentos que você escanear e mandar pelo Common App também por Hard Copies (xerox) para o IIE (via-correio) o mais rápido possível!

6. Respeite os prazos. Eles foram feitos pra isso!

Preenchendo o Common App :D

Future Plans:
Se você for estudante de Medicina, coloque "Pre-Med"
Como o programa do CSF é para alunos de undergraduation, e Medicina é um curso de Graduation lá, você não vai fazer uma Med School, embora qualquer experiência em Pre-Med seja muito interessante porque as ciências básicas deles são quilômetros melhores que as nossas.
Não tente dar uma de João-sem-Braço e colocar Health Professions and related clinical blablabla whiskas sachê porque isso é Enfermagem, T.O., Fisioterapia, Fono, etc. ficadica pra você, serviçal da Medicina. hahah =]
Coloca Pre-Med e vai fazer Pre-Med (obviously vc vai poder pegar matérias de outros cursos fácil, mas pelo menos estar como Pre-Med te ajuda mais).
Se você não for da Medicina: coloque o que for MAIS PRÓXIMO DO TEU CURSO... Esse campo é pra definir pra onde a sua application vai, portanto, não é hora de inventar moda e colocar que você faz Artes se você faz Engenharia Química, got it?





Demographics:
Se você tiver mais que uma citizenship, LISTE, porque eles adoram miscigenação e choque de cultura nas classes, principalmente as escolas da Ivy League.
Coloque todas as línguas que você fala... Se você entende espanhol, por exemplo, coloque também porque isso te torna competitivo. Muitos americanos falam que sabem espanhol mas o máximo que soltam é Gracias, Mojito e Tequila. E eles colocam que sabem.
INDIQUE sua cor e sua religião. Muitas escolas (por exemplo, Harvard) tem políticas de seleção que levam isso em conta, eles querem uma sala miscigenada, com gente do mundo todo, cristão, judeu, muçulmano, etc. Uma amiga que foi pra Harvard no meio de 2009 disse, por exemplo, que acaba sendo um pouco mais fácil para algumas religiões menos comuns entrarem lá por essa política. Sem contar que isso é muito legal, né? Imagina você estudando com gente de todo tipo? :)



Academics:
Área crucial, preste muita atenção nesta! É o que vai delinear seu perfil e que vai fazer você ir muito a frente dos outros candidatos ou que vai te fazer a mosca do cocô do cavalo do bandido. Venda teu peixe!



O que é GPA?
É seu Grade Point Average lá nos EUA, que é calculado através da média ponderada das suas matérias do Ensino Médio ou da Faculdade. (obviamente, tem o GPA do colégio e o da faculdade)
A nota vai de 0.00 a 4.00, sendo, em grades em forma de letra, da seguinte forma:

A = 4.00 grade points
A- = 3.70 grade points
B = 3.00 grade points
B+ = 3.33 grade points
B- = 2.70 grade points
C = 2.00 grade points
C+ = 2.30 grade points
C- = 1.70 grade points
D = 1.00 grade points
D+ = 1.30 grade points
D- = 0.70 grade points

WF/F=0 grade points

Basicamente, você pode calculá-lo através deste site: http://www.back2college.com/gpa.htm
Colocando a disciplina, o nome de horas de cada uma (ou créditos) e sua nota final nela.




O que é um GPA substancial?
Bom, é difícil eu te dizer. Amigos que aplicaram pra MIT e Harvard em 2009 disseram que high grades nas high schools te tornam competitivo (entre B+ e A+) por lá. But that's not all, folks.

Secondary School: mesmo que você não tenha feito SAT, coloque pelo menos quantos alunos tinham na tua sala, e seu GPA... eles levam o GPA muito a sério!

TOEFL/IELTS: se você já fez o TOEFL, coloque seu score e mande seu comprovante para o IIE também. A maioria das escolas evidenciam pré-requisitos nos scores de TOEFL. As escolas da Ivy League (top 12) geralmente pedem um TOEFL iBT acima de 100 pontos de 120, mas, com TOEFLs entre 80 e 100 você consegue boas escolas também.
Se der tempo e você tiver oportunidade (e bufunfa) pra refazer o TOEFL, vale a pena. Aí você manda sua maior nota ;)

Current Year Courses: coloque todas as disciplinas - sem exceção - que você está fazendo na faculdade, mas com tradução coerente, óbvio, procure saber como ela é falada em inglês antes de colocar. Isso é importante porque depois que você for selecionado eles vão ter uma idéia do que você já cursou pra destrancar matérias que têm pré-requisitos pra você.

Honors: coloque todos os honors que der (ou seu top 5) neste campo! Eles levam isso absurdamente em consideração, porque na High School de lá você tem muita oportunidade de participar de sci clubs, olimpiadas, feiras científicas, etc.
Pra você que fez olimpíada de alguma coisa e medalhou, coloque o que você ganhou no quadrinho. Faz toda a diferença, ok?
Na foto abaixo temos como exemplo um grupo de estudantes brasileiros que ganharam prêmios de distinção na maior feira de ciências do mundo (Intel ISEF, EUA) enquanto ainda estavam no ensino médio.

Activities:
*piscando absurdamente*
VENDA SEU PEIXE, VENDA SEU PEIXE, VENDA SEU PEIXE, VENDA SEU PEIXE!!!

É nas activities que você vai mostrar que você é bom e que o resto merece estar no limbo abaixo de seus pés :D

Liste todas as suas atividades, lembrando de destacar:

- Physical Hability: você é jogador de basquete, vôlei, tênis de mesa, pogobol, whatever, coloque isso. Não precisa ser profissional, se você treina direitinho, com frequência, pode se considerar um atleta. Você sabe mais do que eu que lá eles colocam esportistas num pedestal, e isso vai fazer você ter tanto sucesso com os avaliadores do teu currículo quanto com as cheerleaders gatinhas ou com os chefes de time de futebol americano por lá!


- Arts: é super importante você colocar também, principalmente se você toca algum instrumento, se fez Drama no colégio (não tô falando daqueles dramas de pé na bunda, de nota baixa, etc. Drama Club nas High Schools lá são classes optativas de teatro), dança, artes plásticas, etc.


- Politics: Se você, como eu, foi envolvido com política e organizações estudantis na faculdade (seja CA/DA, ongs, organizações partidárias, etc.), coloque, isso chama a atenção deles também!


- Science: Se você é monitor de alguma disciplina, ou faz iniciação científica, coloque porque - além de te dar crédito - facilita pra te engajarem em internships ou em research lá.

- Social Service: isso é MUITO IMPORTANTE GENTE, eles analisam absurdamente se você é o tipo de estudante que faz serviço social lá nos EUA, existem programas bem legais que você pode participar (entre em contato com o CA/DA da sua faculdade, ou com o comitê de intercâmbio); os americanos têm uma cultura muito diferente quanto ao serviço comunitário, e valorizam demais jovens que não ficam apenas nos livros, mas que sabem aplicar seu conhecimento como um modificador social.

Marque "I intend to participate while in college" em tudo que você tiver pelo menos a intenção em continuar a participar na faculdade, tá bem?

Essays:
São o que eles vão ler pra entender o que você é e o que quer da vida. Acho que é o coração da sua application. Não faça como eu, leve as essays pra arrumar o texto com algum professor de inglês ou alguém que entenda de inglês. Eles não podem ver sua essay e rir, por favor.

Conteúdo:
- It's properly about you, not what you do.
Embora falar o que você faz na faculdade e o que fez no Ensino Médio seja importante, eles querem saber muito mais sobre você, suas perspectivas de vida e o que você espera num intercâmbio nos EUA. Sua essência, pontos de vista, etc.

- Why are you coming? What are you up to? What do you expect from USA?
É importante colocar o que você faz no momento (brevemente), o que você gostaria de fazer nos EUA (comentar sobre aquisições culturais, algo que você queira fazer que só dá pra fazer nos EUA, algo que você queira conhecer), ser franco, explicar de dificuldades de adaptação, dos "ties" que você deixa aqui no Brasil mas a motivação que você tem em encarar isso como um desafio.

-Work Brief
Eles têm que justificar o Major que você pediu na área no Common App. Se você pediu, por exemplo, um Major em Imunologia, coloque atividades de iniciação, ligas acadêmicas, congressos na área e explicar briefly o porquê você quer continuar nessa área que você escolheu.

Supplements:
Por favor, não esquecer de mandar os Supplements que eles pedirem! Se faltar algo eles têm duas chances: deixar sua application de lado ou ligar pra te cobrar o que falta... OH WAIT, são 2000 alunos pra eles analisarem. Qual é a opção mais fácil se você trabalhasse no IIE?
Outra coisa, sinta-se responsável pela sua own application... Você vai ser responsável por onde você vai parar. Lembre-se: o IIE é só uma ponte entre você e o melhor ano da tua vida.

Currículo:
Traduza uma cópia do seu lattes (se tiver foto melhor ainda) e mande em anexo como supplement para o IIE, se você é de liberal arts (arquitetura, design, etc.), mande uma cópia ou um link do seu portifólio, porque as escolas de LA geralmente pedem isso para verificarem sua veia artística.

Emails:
Cheque seus emails no mínimo 2x por dia, porque os documentos e outras coisas mais que faltarem serão pedidos pra vocês todos em caráter de urgência, é quase um se vira nos 30, do Faustão.

That's all folks. Qualquer dúvida entrem em contato comigo.

Boa sorte pra todos, estou na torcida!


9 comentários:

  1. Ah se eu tivesse lido o teu post antes de fazer minha application...talvez eu tivesse ido pra alguma university com pre-med xD
    Anyway, Illinois é legal mesmo assim!

    ResponderExcluir
  2. Nuss, essa postagem valeu pro mês, hauahh!

    ResponderExcluir
  3. Não entendi uma coisa:

    "3. (...)
    Deste modo, quando estiver preenchendo seus dados no Common App, COLOQUE COMO DESTINO o IIE, que daí seus documentos vão pra lá, eles dão uma mexidinha e APÓS isso eles mandam pras universidades americanas.

    4. Importante, após preencher o Common App, NÃO SUBMETER AO IIE, porque eles vão ver e submeter! (eles sabem sua senha!)"

    O que quer dizer "submeter o IIE"? E o que isso diferencia de "colocar como destino o IIE"?

    Vlw pela ajuda!

    ResponderExcluir
  4. Olá Matheus,

    Em vez de você selecionar alguma universidade no Common App, você seleciona IIE (Institute of International Education), de modo que quando submeter seus documentos, eles vão para o IIE, que o reencaminhará para as universidades interessantes.

    Depois de preencher o Common App com destino ao IIE, não aperte o botão SUBMIT, porque eles mesmos se certificam de que está tudo certo e submetem pra você =)

    Obrigado por acompanhar, abraços.

    ResponderExcluir
  5. Uma perguntinha boba :)
    Essa application eu faço depois de ter sido selecionada no Ciências sem Fronteiras, por exemplo. É isso msm?
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  6. Você não imagina o quanto esse seu blog esta me ajudando a preencher o common app! MUITO OBRIGADA :)E tenho uma pergunta.. eu estou no quarto semestre de faculdade aqui no Brasil e vou pedir transferência. Na parte do common app "Current year courses" eu soh coloco as matérias que eu fiz este ano ou todas dos quatro semestres? Obrigada denovo!

    ResponderExcluir
  7. Bruno eu preenchi o common application, mas errei na hora de colocar o last name no registro.. Como eu nao fiz upload de documento nenhum ( e obviamente está faltando uma parte do meu nome no coA) eu posso abandonar essa conta e fazer outra com todos os dados corretos?

    ResponderExcluir
  8. .. eu tb não submeti nada ainda.. rsrsrs..

    ResponderExcluir
  9. Não consegui calcular meu GPA! Como posso fazer??? E realmente é preciso, o IIE não tem como olhar meu histórico e completar?

    ResponderExcluir