domingo, 25 de dezembro de 2011

TOEFL

Como muita gente que tá tentando o programa me perguntou sobre o TOEFL, resolvi fazer um post sobre isso :)
A maioria das bolsas de estudos no exterior e até os próprios processos de admissão querem que você faça o TOEFL para provar que você sabe se virar em inglês e OBVIOUSLY: para você estudar nos EUA, você vai ter que entender bem as falas dos seus professores, ter capacidade de argumentação tanto falada quanto escrita e uma redação bem limpinha pra não cagar nos seus papers (lá a maioria dos profs pedem papers durante o curso da disciplina), portanto, o inglês é essencial pra vocês lá.
O TOEFL... bom, antes o TOEFL tinha uma modalidade só, o Paper Based Test (PBT), que é composto por Listening, Structure e Reading e uma Writing. Cada sessão vale 68 pontos, e a Writing uma nota de 0 a 6 (a média dos brasileiros é 3.8 na writing). É o teste mais antigo da ETS, não cai speaking. Em geral a galera que fez este teste demorou um pouco mais de tempo para receber os resultados, portanto, se você precisar de resultado logo pra mandar pra CAPES ou pro IIE, não recomendo que faça o PBT. Outra coisa, se você ODEIA STRUCTURE (verbos frasais, conjugações, preposições, grammar em geral), fuja do PBT! Eu sou um desses... Fiz Cultura Inglesa e já sofria nas structures do dia-a-dia, quanto mais num teste. Preferi não me arriscar. (e é caro né! a não ser que você almoce no terraço da Daslu todo dia, o TOEFL é um teste caro de se pagar hahaha).
Eu fiz o TOEFL iBT (o internet based) que é feito pelo computador, sai o resultado em até 15 dias e custa por volta de 220 dólares.
O TOEFL iBT surgiu há pouco tempo (2005) e tem quatro sections: reading, listening, speaking e writing. OH WAIT... sim, tem speaking. Você tem que confiar no seu taco de fala porque uma gaguejada pode te custar seus pontinhos. hehehe
Em geral, você faz a prova numa escola credenciada (eu fiz no CCBEU em Campinas), e fiz na ordem Reading - Listening - Speaking - Writing. Existem dois tipos de prova do iBT geralmente, uma com o reading>listening e outra com o listening>reading, porém todas as sections têm o mesmo tempo em cada prova independente da sua extensão, então, se você pegou o listening maior, corre negão!
Enfim, o mais foda da prova é o tempo... Principalmente nas sections que você precisa se concentrar, que foram meu calcanhar de aquiles: o speaking e o writing, mas, no fim, tudo deu muito certo e eu tirei 79 dos 79/120 que eu precisava pra passar na seleção do CSF =]
O speaking pede pra você falar de um tópico pessoal, e também tem tópicos que vc precisa argumentar com base num diálogo ou texto.
O writing acontece da mesma maneira... Tem um texto que você coloca seu ponto de vista e outro que você coloca argumentos retirados de um texto ou diálogo também.
No geral, simulados ajudam MUITO você a ficar seguro na hora de fazer a prova, coloquei vários links aqui do lado caso sejam úteis pra vocês!
Aí no final você recebe no site um boletim como esse aqui embaixo, especificando como você foi em cada uma das provas. A média do score no TOEFL iBT para brasileiros é de 65 pontos segundo a ETS, não é muito difícil tirar mais que isso!



Pra quem tá tentando o TOEFL, boa sorte. Pra quem já conseguiu os 79 pontos, é o primeiro pé aqui na terra do Tio Sam :D

Boa sorte pessoal! :)

9 comentários:

  1. Nuss. O mais foda do TOEFL realmente é o tempo! Minha dica é não ler os textos pra depois responder as questões. Há perguntas sobre o que o texto fala de forma geral, mas a maioria é sobre um parágrafo em específico (que ficará destacado). Portanto, ler a pergunta e depois procurar a resposta pode ser a chave pra não ter que chutar as últimas questões de reading.
    Pro listening (o que incrivelmente foi minha maior nota), o que ajudou foram as lectures do iTunesU. A dica é escolher algo do seu interesse e passar algum tempo assistindo as aulas. Depois de um tempo, se aventure por outras disciplinas (minha nota de cálculo 3 agradece)!

    ResponderExcluir
  2. Oi Brunoo! descobri por acaso teu blog, e achei muuuito legal! Parabéns! Nossa, eu tenho q fazer o TOEFL agora, o edital saiu fazem poucos dias aqui e vai ser tudo uma correria, tomara q dê tudo certo, tentarei :D Obrigada pelas dicas, valiosíssimas!

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vinda, Dayane.

    Vai estudar, Rodrigo! auhuahauhauha bestão :P

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruno,
    Assim como a Dayane descobri seu blog por acaso. Tenho uma dúvida acerca do CSF. Você poderia responder ou fazer algum post sobre onde você ficará hospedado nos EUA, se e por sua conta ou se terá tudo pago, essas coisas?...
    Valeu pelas dicas no blog, boa viagem e boa sorte nessa jornada. =D

    ResponderExcluir
  5. Mr. Dj:

    Auxílio instalação: 870USD
    Mensalidades de auxílio: 300USD
    Auxílio notebook (ainda em estudo): 1000USD
    Comida, alojamento, seguro-saúde e passagens de avião são pagas integralmente pela CAPES.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Sobre as despesass é bom lembrar, Sr. Bruno, que a Capes paga TUDO depois que a gente passar pelo processo todo.
    O processo em si é muito custoso. Quem tá pensando em participar do programa, é bom guardar uma graninha boa com taxas de Toefl, Sevis, Passaporte, Visto, viagens, etc.

    ResponderExcluir
  8. Cara me tira uma dúvida, você disse que estudava na Cultura Inglesa, em qual nível você estava lá
    quando prestou o TOEFL?
    Fez aulas específicas para o TOEFL?

    ResponderExcluir